Introdução
O método Bindfolded, traduzido como "olhos vendados", é um dos maiores desafios para um Speed Cuber. Solucionar o Cubo Mágico com os olhos vendados parece ser algo impossível e que impressiona a todos que presenciam, porém, é mais simples que você imagina!
A aplicação do método se resume em algumas partes:
1º Nomear cada uma das peças do cubo de acordo com suas posições.
2º Decorar onde cada peça está e verificar para onde ela deve ir.
3º Orientar as quinas e os meios de acordo com as regras do método.
4º Permutar as quinas e os meios parte por parte para não influenciar no restante do cubo.
5º Se necessário, solucionar as paridades.
Para solucionar o cubo com os olhos vendados nós vamos utilizar um sistema diferente de solução, vamos posicionar o cubo de uma forma fixa, amarelo no topo e o azul na face, para você não se perder e aplicar fórmulas que vão movimentar apenas as peças que escolher.
Vamos começar nomeando as peças do cubo. Você pode utilizar os números citados aqui ou criar sua própria nomenclatura com outros números ou mesmo nomes diferentes para cada peça.
Neste tutorial estarei ensinando de forma mais prática, com exemplos individuais em cada passo e três exemplos gerais da solução utilizando o Método Blindfolded.
O método Bindfolded, traduzido como "olhos vendados", é um dos maiores desafios para um Speed Cuber. Solucionar o Cubo Mágico com os olhos vendados parece ser algo impossível e que impressiona a todos que presenciam, porém, é mais simples que você imagina!
A aplicação do método se resume em algumas partes:
1º Nomear cada uma das peças do cubo de acordo com suas posições.
2º Decorar onde cada peça está e verificar para onde ela deve ir.
3º Orientar as quinas e os meios de acordo com as regras do método.
4º Permutar as quinas e os meios parte por parte para não influenciar no restante do cubo.
5º Se necessário, solucionar as paridades.
Para solucionar o cubo com os olhos vendados nós vamos utilizar um sistema diferente de solução, vamos posicionar o cubo de uma forma fixa, amarelo no topo e o azul na face, para você não se perder e aplicar fórmulas que vão movimentar apenas as peças que escolher.
Vamos começar nomeando as peças do cubo. Você pode utilizar os números citados aqui ou criar sua própria nomenclatura com outros números ou mesmo nomes diferentes para cada peça.
Neste tutorial estarei ensinando de forma mais prática, com exemplos individuais em cada passo e três exemplos gerais da solução utilizando o Método Blindfolded.
1º Passo: Orientação das quinas Para este passo iremos utilizar basicamente as mesmas fórmulas do método básico do cubo 3x3x3, onde giramos uma quina de cada vez variando apenas o sentido horário ou anti-horário:
O objetivo deste passo é orientar as quinas do cubo, ou seja, girar todas para que as cores amarelo e branco estejam no topo ou na base do cubo; ou seja, não podem ter nenhuma quina branca ou amarela nas faces laterais do cubo (R, L, F e B). Confira o exemplo da aplicação deste passo; creio que vai ficar mais fácil para você entender. No exemplo eu estarei mostrando como aplicar as fórmulas, obviamente em uma solução blindfolded você iria apenas guardar em sua memória as etapas que devem ser feitas para depois de decorar o cubo todo, aplicar um passo de cada vez. Setup Move (SM): São movimentos temporários que você vai usar constantemente. Por exemplo, se na base de seu cubo existem 2 quinas que precisam ser orientadas, ao invés de girar o cubo por completo e aplicar a fórmula diretamente na base do cubo, você pode fazer um SM para trazer as duas quinas para o topo do cubo, aplicar a fórmula correspondente e então voltar as quinas para a base (voltando o SM). Exemplo de orientação das quinas Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: U2 L' B2 R' D2 L' R' B2 D2 U B2 F2 L' U2 L2 D2 L D' B2
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2º Passo: Orientação dos meios
Este passo vai parecer um pouco complicado no início na questão de identificar quais meios precisam ser orientados, mas logo isso vai ficar bem simples e fácil de fazer. Temos algumas regras para você saber reconhecer um meio orientado e consequentemente um meio não-orientado:
Fórmulas que vamos utilizar neste passo:
Pode ser que você esteja meio confuso com as regras e tudo mais, então acompanhe o exemplo e verifique as regras, vai ficar muito simples identificar e aplicar as fórmulas.
Setup Move (SM): São movimentos temporários que você vai usar constantemente. Por exemplo, se na base de seu cubo existem 2 quinas que precisam ser orientadas, ao invés de girar o cubo por completo e aplicar a fórmula diretamente na base do cubo, você pode fazer um SM para trazer as duas quinas para o topo do cubo, aplicar a fórmula correspondente e então voltar as quinas para a base (voltando o SM).
Dica: O símbolo *4 significa que você vai fazer a sequencia que está entre parênteses quatro vezes.
Este passo vai parecer um pouco complicado no início na questão de identificar quais meios precisam ser orientados, mas logo isso vai ficar bem simples e fácil de fazer. Temos algumas regras para você saber reconhecer um meio orientado e consequentemente um meio não-orientado:
Vamos procurar as cores mais claras de cada meio e verificar se esta cor mais clara está nos lugares representados pelas partes cinzas da figura (considere o mesmo para a esquerda e a base do cubo): As primeiras cores que vamos procurar são as brancas e amarelas Se não tiver as primeiras cores, procuramos então pelas vermelhas e laranjas E por fim as cores escuras azuis e verdes |
Fórmulas que vamos utilizar neste passo:
Orientar dois meios. Fórmula: M' U M' U M' U2 M U M U M U2 | Orientar quatro meios. Fórmula: (M' U) *4 (M U) *4 |
Pode ser que você esteja meio confuso com as regras e tudo mais, então acompanhe o exemplo e verifique as regras, vai ficar muito simples identificar e aplicar as fórmulas.
Setup Move (SM): São movimentos temporários que você vai usar constantemente. Por exemplo, se na base de seu cubo existem 2 quinas que precisam ser orientadas, ao invés de girar o cubo por completo e aplicar a fórmula diretamente na base do cubo, você pode fazer um SM para trazer as duas quinas para o topo do cubo, aplicar a fórmula correspondente e então voltar as quinas para a base (voltando o SM).
Dica: O símbolo *4 significa que você vai fazer a sequencia que está entre parênteses quatro vezes.
Exemplo de orientação dos meios
Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado.
Scramble deste exemplo: U R2 D U L2 F2 U2 B U L D B R' D' L F U L R2
Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado.
Scramble deste exemplo: U R2 D U L2 F2 U2 B U L D B R' D' L F U L R2
Nomenclatura das peças: |
Este é o cubo após o scramble: |
O primeiro passo é identificar quais meios precisam ser orientados aplicando a regra das cores mais claras e das posições corretas: Meio 3: Cor mais clara vermelho precisa subir para o topo Meio 5: Cor mais clara branco precisa ir para a esquerda Meio 6: Cor mais clara amarelo precisa ir para a esquerda Meio 7: Cor mais clara amarelo precisa ir para a direita Meio 9: Cor mais clara branco precisa descer para a base Meio 10: Cor mais clara vermelho precisa descer para a base Meio 11: Cor mais clara amarelo precisa descer para a base Meio 12: Cor mais clara branco precisa descer para a base Meio 1 já está orientado - cor mais clara laranja está na posição correta Meio 2 já está orientado - cor mais clara laranja está na posição correta Meio 4 já está orientado - cor mais clara branco está na posição correta Meio 8 já está orientado - cor mais clara amarelo está na posição correta |
Após identificar todas os meios, vamos a aplicação. Sempre oriente os meios de "dois em dois" ou de "quatro em quatro" assim como estão indicadas as duas fórmulas que iremos utilizar neste passo. Vamos então iniciar orientando os meios 3 e 5: 1º SM para trazer o meio 5 para o topo: F 2º Orientar os meios 3 e 5 que estão no topo: M' U M' U M' U2 M U M U M U2 3º Voltar o SM: F' |
Agora vamos orientar os meios 6 e 7: 1º SM para trazer os meios 6 e 7 para o topo: R' L 2º SM para posicionar os meios como exige a fórmula: U 3º Orientar os meios 6 e 7 que estão no topo: M' U M' U M' U2 M U M U M U2 4º Voltar o SM: U' R L' |
Agora vamos orientar os meios 9, 10, 11 e 12: 1º SM para visualizar todas os meios no "topo do cubo": x2 2º Orientar os meios 9, 10, 11 e 12: (M' U) *4 (M U) *4 3º Voltar o SM: x2 |
Finalizamos então a orientação de todos os meios e o restante do cubo continua exatamente o mesmo. |
3º Passo: Permutação das quinas
Para este passo iremos utilizar basicamente as duas fórmulas do método avançado Fridrich, onde permutamos sempre um grupo de três quinas variando apenas o sentido horário ou anti-horário:
Confira também estas duas novas fórmulas para facilitar na permutação das quinas; lembre-se que você pode utilizar as mesmas fórmulas em diversos outros ciclos:
O objetivo deste passo é permutar as quinas do cubo, ou seja, colocar cada uma no seu lugar sem alterar a orientação que fizemos no 1º passo.
Crie ciclos de três peças para serem permutadas e leve-as ao topo para as fórmulas serem aplicadas.
Setup Move (SM): São movimentos temporários que você vai usar constantemente. Por exemplo, se na base de seu cubo existem 2 quinas que precisam ser orientadas, ao invés de girar o cubo por completo e aplicar a fórmula diretamente na base do cubo, você pode fazer um SM para trazer as duas quinas para o topo do cubo, aplicar a fórmula correspondente e então voltar as quinas para a base (voltando o SM).
Regra deste passo:
Topo e Base: Qualquer movimento para realizar os SM.
Esquerda, Direita, Face e Atrás: Apenas movimentos duplos para os SM.
Dica: O símbolo *3 significa que você vai fazer a sequencia que está entre parênteses três vezes.
Para este passo iremos utilizar basicamente as duas fórmulas do método avançado Fridrich, onde permutamos sempre um grupo de três quinas variando apenas o sentido horário ou anti-horário:
Sentido horário. Fórmula: x' L' U L' D2 L U' L' D2 L2 x | Sentido anti-horário. Fórmula: x' R U' R D2 R' U R D2 R2 x |
Confira também estas duas novas fórmulas para facilitar na permutação das quinas; lembre-se que você pode utilizar as mesmas fórmulas em diversos outros ciclos:
Ciclo A Fórmula: (R' F R F') *3 U2 (R' F R F') *3 U2 | Ciclo B Fórmula: U2 (R' F R F') *3 U2 (R' F R F') *3 |
O objetivo deste passo é permutar as quinas do cubo, ou seja, colocar cada uma no seu lugar sem alterar a orientação que fizemos no 1º passo.
Crie ciclos de três peças para serem permutadas e leve-as ao topo para as fórmulas serem aplicadas.
Setup Move (SM): São movimentos temporários que você vai usar constantemente. Por exemplo, se na base de seu cubo existem 2 quinas que precisam ser orientadas, ao invés de girar o cubo por completo e aplicar a fórmula diretamente na base do cubo, você pode fazer um SM para trazer as duas quinas para o topo do cubo, aplicar a fórmula correspondente e então voltar as quinas para a base (voltando o SM).
Regra deste passo:
Topo e Base: Qualquer movimento para realizar os SM.
Esquerda, Direita, Face e Atrás: Apenas movimentos duplos para os SM.
Dica: O símbolo *3 significa que você vai fazer a sequencia que está entre parênteses três vezes.
Exemplo de permutação das quinas
Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado.
Scramble deste exemplo: F2 L2 R2 U L2 B2 D2 L2 B2 U' B2 D' B2 R2 U'
Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado.
Scramble deste exemplo: F2 L2 R2 U L2 B2 D2 L2 B2 U' B2 D' B2 R2 U'
Nomenclatura das peças: |
Este é o cubo após o scramble: |
Vamos identificar quais quinas precisam ser permutadas e para onde: Quina 1 deve ir para a posição 2 Quina 2 deve ir para a posição 6 Quina 6 deve ir para a posição 5 Quina 5 deve ir para a posição 3 Quina 3 deve ir para a posição 4 Quina 4 deve ir para a posição 7 Quina 7 deve ir para a posição 1 Quina 8 já está correta |
Agora vamos criar os ciclos de três quinas utilizando a sequencia de permutação lembrando que a última quina do ciclo volta para a posição da primeira: 1º ciclo: 1 > 2 > 6 2º ciclo: 1 > 5 > 3 3º ciclo: 1 > 4 > 7 |
Após criar os ciclos, vamos resolver deixando sempre as paridades por último. Vamos começar com o 1º ciclo, permutando as quinas 1, 2 e 6: 1º SM para trazer a quina 6 para o topo aplicando a regra: D2 B2 2º Permutar as quinas 1, 2 e 6 no sentido Anti-Horário: x' R U' R D2 R' U R D2 R2 x 3º Voltar o SM: B2 D2 Agora já podemos conferir que as quinas 2 e 6 estão corretamente orientadas e permutadas! |
Entramos neste momento no 2º ciclo, onde vamos permutar as peças 1, 5 e 3 utilizando o ciclo B: 1º SM para posicionar o cubo para a aplicação do ciclo B: y' 2º Permutar as quinas 1, 5 e 3: U2 (R' F R F') *3 U2 (R' F R F') *3 3º Voltar o SM: y Aqui podemos conferir que as quinas 5 e 3 estão corretamente orientadas e permutadas! |
Agora vamos ao 3º ciclo, permutando as quinas 1, 4 e 7: 1º SM para trazer a quina 7 para o topo: R2 2º Permutar as quinas 1, 4 e 7 no sentido Horário: x' L' U L' D2 L U' L' D2 L2 x 3º Voltar o SM: R2 |
Finalizamos então a permutação de todas as quinas: |
4º Passo: Permutação dos meios Para este passo iremos utilizar basicamente as duas fórmulas do método avançado Fridrich, onde permutamos sempre um grupo de três meios variando apenas o sentido horário ou anti-horário.
O objetivo deste passo é permutar os meios do cubo, ou seja, colocar cada um no seu lugar sem alterar a orientação que fizemos no 2º passo. Crie ciclos de três peças para serem permutadas e leve-as ao topo para as fórmulas serem aplicadas. Setup Move (SM): São movimentos temporários que você vai usar constantemente. Por exemplo, se na base de seu cubo existem 2 quinas que precisam ser orientadas, ao invés de girar o cubo por completo e aplicar a fórmula diretamente na base do cubo, você pode fazer um SM para trazer as duas quinas para o topo do cubo, aplicar a fórmula correspondente e então voltar as quinas para a base (voltando o SM). Regra deste passo: Topo, Base, Face e Atrás: Qualquer movimento para realizar os SM. Esquerda e Direita: Apenas movimentos duplos para os SM. Exemplo de permutação dos meios Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: D2 L2 R' D2 U2 R' F2 D L R2 D' F2 L' B' D B2 F' R2 U
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Paridades Para este passo iremos utilizar algumas fórmulas do método avançado Fridrich onde permutamos sempre dois pares de meios e/ou quinas. Redobre sua atenção para os SM. Vão acontecer paridades em diversas partes do cubo e a dificuldade vai variar em cada solução, por isso, você precisa prestar muita atenção no SM, escolher corretamente qual fórmula utilizar e não se esquecer de voltar para a posição inicial. O ideal é que você já saiba todos as PLL do fridrich, porém, você pode saber alguns principais e usufruir do SM para deixar o cubo na PLL que você já saiba e depois voltar ao normal. Algumas das fórmulas mais usadas estão listadas logo abaixo; você pode escolher de acordo com a facilidade em preparar o cubo usando o SM: Regra deste passo (Meios): Topo, Base, Face e Atrás: Qualquer movimento para realizar os SM. Esquerda e Direita: Apenas movimentos duplos para os SM. Regra deste passo (Quinas): Topo e Base: Qualquer movimento para realizar os SM. Face, Atrás, Esquerda e Direita: Apenas movimentos duplos para os SM. Exemplo de paridade Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: F2 L' D F U' F R F2 D' F U L F
1º Exemplo Geral Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo montado. Scramble deste exemplo: L B2 D' R2 B' R2 F2 R U L2 U B' F U D' B' F U B2 U' D F U2 D F'
2º Exemplo Geral Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo montado. Scramble deste exemplo: F R2 F L B' U2 F' D L2 R U' L2 B' R' F' R2 D B' F2 U2 D2 F' U B' R'
3º Exemplo Geral Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo montado. Scramble deste exemplo: L' D2 B' U' F' R2 L2 F U D R2 L2 B2 L2 R D' R L D' R' L D U L2 F'
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